Woodworking Talk banner

Alguém realmente usa os 20 tipos diferentes de lâminas de serra?

4.7K views 129 replies 18 participants last post by  Fried Chicken  
#1 · (Edited by Moderator)
Comprei uma serra de mesa usada (Craftsman Ryobi BT3000 - a melhor coisa já feita, uau), e pela primeira vez na minha vida encontrei uma lâmina cega.

Procurando agora por uma "lâmina de serra circular de 10 polegadas"... entre os diferentes fabricantes e diferentes tipos de lâminas, existem centenas, senão milhares de opções por aí.

Eu nunca troquei uma lâmina para um corte específico, não importando o material ou seu uso final. Agora coloquei uma lâmina "miter" na minha serra de mesa, porque essa é a única lâmina de 10" que eu tinha por perto.

Também estou no mercado para uma nova lâmina, e a que chamou minha atenção é esta Klingspor:

Baseado em praticamente nada além de ser feito na Alemanha, e há uma única avaliação online que sugere que é bom:

Outras lâminas que considerei: Freud Industrial e CMT.
Na minha última serra de mesa eu tinha uma lâmina de corte fino.

Funcionou bem para minhas necessidades... Não vejo nenhuma razão para não pegar uma?
A Klingspor tem novamente uma opção:

Finalmente, ouvi dizer que as lâminas de carboneto podem ser afiadas, e uma pesquisa rápida na internet rendeu este serviço:

Alguém tem alguma recomendação/experiência específica a esse respeito?

#2 ·
Eu decidi por um conjunto de três lâminas para minha BT3000. Eu uso uma lâmina combinada Freud F40 40T de corte normal para trabalhos gerais. Esta era a mesma lâmina que era OEM da Ryobi quando a serra era nova. Eu tenho uma lâmina de corte fino Freud 24T para cola e uma lâmina de corte fino Freud 80T para projetos do tipo mobiliário. Eu também tenho um conjunto de lâminas Freud 8" Super Dado. A BT3000 usa todas elas com facilidade. Para mostrar há quanto tempo eu tenho essas lâminas, as duas lâminas de corte fino custavam $35 cada. A única outra lâmina que eu posso querer é uma com uma parte superior plana para fresar rebaixos, mas não é ruim o suficiente para gastar dinheiro ainda. Eu costumava usar um serviço local de afiação de serras, mas eles fecharam sua loja local e só têm sua operação no estado vizinho. Agora eu levo minhas lâminas de serra para uma loja de ferramentas local e eles as enviam para o mesmo lugar.

#4 ·
Eu decidi por um conjunto de três lâminas para minha BT3000. Eu uso uma lâmina de combinação Freud F40 40T de corte regular para trabalho geral. Esta foi a mesma lâmina que era OEM da Ryobi quando a serra era nova. Eu tenho uma lâmina de corte fino Freud 24T e uma lâmina de corte transversal fino Freud 80T para projetos do tipo móveis. Eu também tenho um conjunto de lâminas Super Dado Freud de 8". A BT3000 gira todas elas com facilidade. Para mostrar a você há quanto tempo eu tenho essas lâminas, as duas lâminas de corte fino custavam $35 cada. A única outra lâmina que eu posso querer é uma com uma parte superior plana para fresar rebaixos, mas não o suficiente para gastar dinheiro ainda. Eu costumava usar um serviço local de afiação de serras, mas eles fecharam sua loja local e só têm sua operação no estado vizinho. Agora eu levo minhas lâminas de serra a uma loja de ferramentas local e eles as enviam para o mesmo lugar.
Observe que a BT3000 gira o eixo a 4.800 rpm, enquanto a maioria das serras de mesa de 10" gira o eixo a 3.450 rpm, então uma lâmina de qualidade pode valer alguns $$$ extras.
Percebi agora que a faca divisora (aftermarket) que instalei não permitirá uma lâmina de corte fino: ela é muito grossa.

#3 ·
Eu uso três lâminas de serra de mesa básicas:
24 dentes para rasgar
40 ou 50 dentes para uso geral/combinação para 90% dos meus cortes
60 dentes para corte transversal ou 80 dentes para folheados finos.

#37 ·
Eu uso três lâminas de serra de mesa básicas:
24 dentes para rasgar
40 ou 50 dentes de uso geral/combinação para 90% dos meus cortes
60 dentes para cortes transversais ou 80 dentes para folheados finos.
Eu também uso uma lâmina Amana de 24 tpi com corte total para rasgar 5/4 e mais espesso. Eu uso uma lâmina Freud `regular kerf que serra limpo como uma borda unida. Esta lâmina é usada para 3/4 e mais fino. Eu uso 50 tpi para trabalho geral. Eu uso uma lâmina de marcação para folheados, seguida pela 50 tpi.

#5 ·
Sim, eu fiz uma faca de fenda a partir de uma proteção de lâmina BT3000, retirando-a de uma segunda proteção de lâmina de outra serra BT3000. Na verdade, eu sou um usuário ruim, pois raramente uso a proteção de lâmina de fábrica. Eu removi as garras anti-retrocesso da proteção original porque elas estavam marcando as peças de trabalho.

#7 ·
Sim, a faca separadora do mercado de reposição provavelmente tem 1/8" de espessura e a maioria das lâminas de corte fino medem 3/32" ou menos. Eu fiz uma faca separadora de uma proteção de lâmina BT3000, retirando-a de uma segunda proteção de lâmina de outra serra BT3000. Na verdade, eu sou um usuário ruim, pois raramente uso a proteção de lâmina de fábrica. Eu removi as garras anti-retrocesso da proteção original porque elas estavam marcando as peças.
Por muito tempo, usei uma serra de mesa onde a lâmina apenas saía da mesa... nada mais.

Ainda acho que era um pouco "seguro"; não tinha partida suave nem nada. Quando aquilo estava ligado, sua atenção não estava em nenhum outro lugar. Também um ryobi, aliás (mas não o BT3000).

Independentemente disso, a menos que eu troque a faca separadora, acho que estou preso à lâmina padrão. Além disso, existe alguma razão para não usar uma lâmina de corte fino?

#8 ·
Eu só uso uma faca divisora ​​ao cortar peças muito longas. De outras vezes não está instalado. Prefiro lâminas de corte fino por muitas razões. Menos carga na serra, menos poeira produzida e menos desperdício, as lâminas são menos caras.

• Like
Reactions: difalkner
#10 · (Edited)
Eu só uso uma faca divisora ao rasgar peças muito longas. De outras vezes, não está instalado. Eu prefiro lâminas de corte fino por muitos motivos. Menos carga na serra, menos poeira produzida e menos desperdício, as lâminas são menos caras.
Eu vou oferecer alguns conselhos "fraternos".
Sempre que possível, substitua a faca divisora!
Aqui está o porquê de facas divisoras e divisores serem usados ao rasgar. Existem duas razões:
Uma, se a madeira prender na parte traseira da lâmina porque ela fechou, ela vai parar a lâmina ou pior, chutar!
Dois, a lâmina fina mantém o trabalho contra a cerca muito bem durante o corte.
Se o trabalho se afastar da cerca durante o corte, ele subirá no topo da lâmina giratória e será levado de volta para você, o operador.
Isso é um "retrocesso" e eles são evitáveis!
Os divisores vieram nas serras mais antigas e NÃO subiam e desciam com a elevação da lâmina.
Para certas operações, como chanfros e cortes parciais, eles foram removidos.
Aqui estão minhas serras com os divisores no lugar:
Image

Eu os removi quando peguei as serras pela primeira vez porque eles estavam "no caminho", mas logo percebi que eles realmente impediam retrocessos.

• Like
Reactions: snulton
#9 ·
Comprei uma serra de mesa usada (Craftsman Ryobi BT3000 - a melhor coisa já feita, uau), e pela primeira vez na minha vida encontrei uma lâmina cega.

Procurando agora por uma "lâmina de serra circular de 10 polegadas"... entre os diferentes fabricantes e diferentes tipos de lâminas, existem centenas, senão milhares de opções.

Eu nunca troquei uma lâmina para um corte específico, não importando o material ou seu uso final. Agora coloquei uma lâmina "miter" na minha serra de mesa, porque essa é a única lâmina de 10" que eu tinha por perto.

Também estou no mercado para uma nova lâmina, e a que chamou minha atenção é esta Klingspor:
Baseado em praticamente nada além de ser fabricado na Alemanha, e há uma única avaliação online que sugere que é bom:
Na minha última serra de mesa eu tinha uma lâmina think-kerf.

Funcionou bem para minhas necessidades... Não vejo nenhuma razão para não pegar uma?
A Klingspor novamente tem uma opção:
Finalmente, ouvi dizer que as lâminas de metal duro podem ser afiadas, e uma pesquisa rápida na internet rendeu este serviço:
Se eu estivesse cortando muita madeira compensada, eu pegaria uma lâmina de 80 dentes para isso. Eu não faço isso, então eu só uso uma lâmina de 40 dentes. Recentemente, comprei uma nova lâmina Hercules na Harbor Freight por cerca de 25 dólares. Ela corta tão bem quanto qualquer lâmina que eu já usei. Ela corta bem tanto madeira maciça quanto madeira compensada. É uma lâmina de kerf completo. Eu não vou cometer o erro de comprar outra lâmina de kerf fino novamente. Eu peguei uma lâmina uma vez e não estava prestando atenção, então tive que sofrer com kerf fino. Ao cortar madeira maciça, a lâmina tendia a dobrar e seguir o grão macio da madeira.

#11 ·
Se eu estivesse cortando muita madeira compensada, eu pegaria uma lâmina de 80 dentes para isso. Eu não faço isso, então eu só uso uma lâmina de 40 dentes. Recentemente, comprei uma nova lâmina Hercules na Harbor Freight por cerca de 25 dólares. Ela corta tão bem quanto qualquer lâmina que eu já usei. Ela corta bem tanto madeira maciça quanto madeira compensada. É uma lâmina de corte total. Eu não vou cometer o erro de comprar outra lâmina de corte fino novamente. Eu peguei uma lâmina uma vez e não estava prestando atenção, então tive que sofrer com o corte fino. Ao cortar madeira maciça, a lâmina tendia a dobrar e seguir o veio macio da madeira.
Steve, se eu me lembro bem, você tem uma serra de bancada com um motor de 3 HP? Não há razão para você usar uma lâmina de corte fino, a menos que você esteja cortando madeira exótica valiosa.
A razão pela qual as lâminas de corte fino foram comercializadas foi para serras de bancada "de oficina doméstica", normalmente com motores de 1 HP ou 1,5 HP que lutavam para cortar madeiras duras com mais de 2" de espessura. Elas pegaram muito bem e se tornaram uma commodity "de oficina doméstica" em todas as variações de dentes de 24, 30, 40, 50, 60 e 80.
Elas nunca foram destinadas a aplicações comerciais em tempo integral, especialmente para cortar madeiras duras mais espessas.
Eu as uso 99,5% do tempo, mas tenho cortes totais quando preciso.
Serras circulares usam uma "lâmina de corte ainda mais fino", às vezes com apenas 1/16" de espessura.
As serras de lâmina de 5" de diâmetro menores, muitas vezes alimentadas por bateria, funcionam muito bem com essas lâminas mais finas porque têm menos potência.

• Like
Reactions: jgrickett51
#16 ·
Eu também estou no mercado para uma nova lâmina, e a que chamou minha atenção é esta Klingspor:
Na minha opinião, uma lâmina não deve ser chamada de lâmina de rasgo E lâmina de corte transversal. E 50 dentes é o dobro do número que uma lâmina de rasgo de 10" deveria ter.

#18 ·
Na minha opinião, uma lâmina não deve ser chamada de lâmina de rasgo E uma lâmina de corte transversal. E 50 dentes é o dobro do número que uma lâmina de rasgo de 10" deveria ter.
Então, talvez algo assim?

É como se estivessem falando comigo:
Em alguns casos, um cliente não quer trocar as lâminas de rasgar para cortar transversalmente e cortar grosseiramente em uma variedade de materiais. Uma boa lâmina de uso geral geralmente serve, pois funciona muito bem em diferentes materiais e aplicações.

#19 · (Edited)
Sim, para a maioria das operações de marcenaria, uma lâmina de 40 dentes é o ideal. Usei a mesma por 3 anos, até que um amigo disse: "Experimente uma de 50 dentes". Agora estou usando essa para a maioria dos meus cortes. Eu realmente não consegui notar nenhuma diferença e a de 40 dentes não parecia estar cega. Está pendurada em um prego por perto!

#20 ·
Você faz o que você faz. As diferentes contagens de dentes e afiações são oferecidas por uma razão. Comecei com a lâmina de combinação 40T de corte total que veio com minha serra. Depois de ler análises de lâminas em muitas revistas diferentes, decidi gastar US$ 35 em uma lâmina de corte transversal 80T e fiquei extremamente impressionado com a melhoria. A lâmina de corte para linha de cola 24T se seguiu e eu não precisava mais da minha plaina desengrossadeira. O tempo gasto na troca de lâminas não é um problema, pois não estou fazendo trabalho de produção, meu tempo é irrelevante e isso me dá tempo para pensar no que vou fazer a seguir. Minha pequena oficina (12x22) quase sempre exige desmontagem e configuração para a próxima operação de qualquer maneira. Como minha avó costumava dizer: "Quanto mais depressa você vai, mais para trás você fica".

#21 ·
Espera, então a lâmina de corte para cola 24T permitiu que você pulasse a desempenadeira? É por isso que se chama "corte para cola"? E o que a torna capaz de fazer isso? Eu tinha a impressão de que isso não era possível: você sempre precisava usar uma desempenadeira, ou usar uma fresa de acabamento em uma roteador ou algo assim.

O que uma lâmina de gancho negativo faz? Qual foi essa diferença?

Eu realmente não sou conhecedor disso; apesar da ironia no meu post inicial, eu estou procurando informações e ideias. Também estou me perguntando se as lâminas realmente premium valem a pena.

#23 ·
Espere, então a lâmina de corte de linha de cola 24T permitiu que você pulasse a desempenadeira? É por isso que se chama "corte de linha de cola"? E o que a torna capaz de fazer isso? Eu tinha a impressão de que isso não era possível: você sempre precisava usar uma desempenadeira, ou usar uma fresa de acabamento em um roteador ou algo assim.
Qualquer lâmina de corte afiada e limpa em sua serra de mesa, quando usada com um gabarito de corte reto , fará um corte bom o suficiente para colar:
Veja a postagem nº 4 aqui:
A maioria das desempenadeiras de 6" pode endireitar uma borda em uma tábua de 4 pés OK, mas mais longa do que isso, não tanto sem suportes.
A maioria dos novatos em marcenaria acha que uma desempenadeira é uma máquina "one and done", NÃO!
Requer mirar na borda para saber quando remover a madeira que forma a curva, normalmente em ambas as extremidades.
Em seguida, desempenar de ambas as extremidades, mirando enquanto avança, até que a borda pareça reta.
Então está pronto para uma passagem final de comprimento total sobre o cortador.
O gabarito de corte reto elimina toda essa confusão e dá uma borda reta em uma única passagem, "one and done".

#27 · (Edited)
A lâmina que você usa também depende do material que você está cortando. Quão espesso é, do que é feito e há uma "folha de madeira" na superfície superior além do material interno?
Provavelmente existem "20 tipos diferentes" de lâminas se você incluir as variações acima.
Vá para o site de um grande fabricante e confira! CMT, Ridge Carbide, Infinity, Freud, etc.
Se você estiver apenas fazendo móveis de nogueira ou cerejeira, por exemplo, a lâmina que você usa será determinada pela espessura, direção do grão e acabamento da superfície que você precisa.
A maioria das serras de mesa não vem equipada com a melhor lâmina que uma oficina doméstica deve usar.
A primeira coisa a ser feita é substituir a lâmina de fábrica por uma lâmina de serra de 40 dentes de preço médio "bom custo-benefício", como uma Ridge Carbide ou CMT.
Ouvi dizer que até mesmo a lâmina de fábrica Saw Stop não era da melhor qualidade, mas não me lembro da fonte disso. Alguém no You Tube, possivelmente Stumpy Nubs?
Eu tive boa sorte com as lâminas Diablos de corte fino em minhas serras de mesa e serras radiais.
Para material muito espesso, uso a serra de fita, não a serra de mesa.
Para compensado folheado, trocarei a lâmina para uma de 60 dentes ou até mesmo uma de 80 dentes na serra de mesa.

#28 ·

Procurando agora por uma "lâmina de serra circular de 10 polegadas"... entre os diferentes fabricantes e diferentes tipos de lâminas, existem centenas, senão milhares de opções por aí.

Eu nunca troquei uma lâmina para um corte específico, não importando o material ou seu uso final. Agora coloquei uma lâmina "mitre" na minha serra de mesa, porque essa é a única lâmina de 10" que eu tinha por perto.

Também estou no mercado por uma nova lâmina, e a que chamou minha atenção é esta Klingspor:
Baseado em praticamente nada além de ser feito na Alemanha, e há uma única avaliação online que sugere que é bom:
Na minha última serra de mesa, eu tinha uma lâmina think-kerf.

A Klingspor novamente tem uma opção:
Finalmente, ouvi dizer que as lâminas de carboneto podem ser afiadas, e uma pesquisa rápida na internet rendeu este serviço:
Eu compro da Klingspor há vários anos. Não experimentei suas lâminas de serra circular, mas eles parecem se ater à venda de bons produtos, e minha impressão é que eles são muito cuidadosos com o que colocam seu nome.

As lâminas de carboneto podem ser afiadas. Duas décadas atrás, era barato o suficiente para valer a pena afiar até mesmo lâminas de menor preço, como as melhores da Freud, pelo menos uma vez. Agora? Eu não procurei por esse serviço específico, mas os custos de mão de obra dispararam em reparos de ferramentas em geral. Uma Forrest Woodworker, a quase US$ 200, provavelmente vale a pena afiar, e eles são conhecidos por suportar pelo menos duas afiações. O mesmo para as lâminas Amana de primeira linha.
A frequência com que você precisa afiar depende muito do que você está cortando. Wally Kunkel, em seu livro Master the Radial Arm Saw, disse que ele estava usando o mesmo Woodworker II para todos os seus cortes por algumas décadas sem nunca tirá-lo da serra, mas aposto que ele não cortou muito MDF ou madeiras duras sul-americanas com alto teor de sílica, como Ipe, com ele. Qualquer coisa com cola, mesmo madeira compensada, desgastará uma lâmina mais rápido do que cortar a maioria das madeiras duras e macias usadas em marcenaria.

#31 · (Edited by Moderator)
Compro da Klingspor há vários anos. Não experimentei as lâminas de serra circular deles, mas eles parecem se ater à venda de bons produtos, e minha impressão é que eles são muito cuidadosos com o que colocam seu nome.
Esta tem sido minha experiência com a Klingspor como um todo também. Sinto-me bastante confiante em encomendar qualquer coisa do catálogo deles que não seja uma porcaria.

#30 ·
O que e quanto você corta de qualquer coisa determinará com que frequência você afiará. Com toda a honestidade, pelo que vi em alguns fóruns, muitos não sabem a quem enviar as lâminas para afiar, então optam por lâminas mais baratas e simplesmente as deixam de lado.

#36 ·
Klingspor está fabricando suas próprias lâminas de serra?
Eu duvido, mas quem quer que eles tenham encontrado para fazer isso parece saber o que está fazendo. Eles começaram fabricando abrasivos de boa qualidade industrial, e acho que esse ainda é seu foco principal, mas eles também abriram uma pequena rede de lojas de marceneiro, todas na Carolina do Norte, que costumava ser o coração da indústria de móveis dos EUA antes que a Ashley e as outras grandes redes de móveis transferissem toda a fabricação para a China. Eu pedi muitos abrasivos e algumas ferramentas ao longo dos anos e fiquei muito satisfeito.

#33 ·
Eu duvido seriamente que a Kingspor tenha se equipado para fabricar suas próprias lâminas.
É preciso muita tecnologia e máquinas de afiação sofisticadas para fazer uma boa lâmina de serra.
Tratamento térmico, têmpera e estampagem de aço são caros.
Eu acho que eles provavelmente se juntaram a uma empresa de fabricação de lâminas e colocaram seu nome na placa.
Eu posso estar errado, mas uma ligação daria a resposta...

#35 · (Edited)
Também estou à procura de uma nova lâmina, e a que me chamou a atenção é esta Klingspor:
1-800-228-0000 - CS
De acordo com o representante do serviço de apoio ao cliente, são fabricados na Alemanha com aço e carboneto de qualidade alemã, pelo que espero uma qualidade bastante elevada.

#43 ·
1-800-228-0000 - CS
De acordo com o representante do serviço de atendimento ao cliente, eles são feitos na Alemanha (diz no título) com aço e carboneto de qualidade alemã, então eu esperaria uma qualidade bastante alta. Eles não foram autorizados a divulgar o fabricante. Sua lixa também é feita na Alemanha e enviada para cá a granel, depois dividida aqui em pedaços de tamanho de usuário. Klingspor é uma empresa alemã, de acordo com o representante do serviço de atendimento ao cliente.
Eu me pergunto se poderia ser Leitz << >>

#39 ·
Eu sou mimado. Ao longo dos anos, colecionei várias lâminas Forrest em leilões, mandei afiá-las. Elas são minhas lâminas preferidas. Woodworker II 40 dentes e uma lâmina fina de 60 dentes. Jogue fora as 30 ou mais lâminas de serra Craftsman de metal duro de todos os lugares. De 30 a 100 dentes. Essas são para outros projetos ou madeira suspeita.

#44 ·
Essa é a lâmina que eu ia procurar na minha coleção! Veio com uma serra nova que comprei há tanto tempo que não me lembro. LOL. Existem cerca de 4 ou 5 fabricantes alemães de lâminas que encontrei, mas quem sabe qual deles tem a conta Woodriver?

#45 ·
Aqui está um sujeito que experimentou lâminas de serra de mesa caras, mas encontrou uma que é mais barata e melhor. De jeito nenhum!

#46 ·
A maior parte do que ele diz faz todo o sentido. Se funciona na prática é outra questão, mas é algo fácil de verificar, e também barato. Na verdade, para mim é grátis. Tenho uma boa variedade de lâminas de 7-1/4" de boa qualidade que uso quando quero um corte bom com as minhas serras manuais, além de um par de boas lâminas de 8" para a minha velha DeWalt MB, e não é problema trocar uma delas e experimentar.
A única desvantagem que vejo, além da menor profundidade máxima de corte, é algo que ele mencionou como um fator de segurança, a menor velocidade da borda da lâmina menor. Sou um pouco cético em relação à segurança de qualquer maneira; duvido que notasse a diferença entre ser atingido por um contragolpe a 180 mph e um a 200+. Aliás, duvido que a velocidade da borda se traduza exatamente na velocidade do contragolpe, e trabalho muito para não estar no caminho de um de qualquer maneira. Se eu fosse usar as lâminas menores exclusivamente, seria uma modificação fácil e barata na minha serra para trocar a polia de acionamento por uma ligeiramente maior para aumentar a velocidade da borda para onde ela pertence.